
Desafios da gestão de vendas por região nas empresas

É comum ver empreendedores de empresas de todos os portes quererem aumentar as suas vendas a todo custo.
A verdade é que a lacuna entre o custo real do produto ou serviço e o seu preço de vendas estão cada vez mais próximos.
E quando é analisado as vendas totais x custo total da empresa, bate aquele frio na barriga. Isso quando é analisado!
A primeira ação, e que parece ser a mais fácil, é solicitar ao gestor de vendas que crie um “plano de aumento nas vendas, ou seja, ele terá que a todo custo aumentar as vendas da empresa, muitas vezes não sabendo que poderá aumentar ainda mais as suas despesas, pois para vender mais é obrigatoriamente necessário gastar mais”.
O departamento de vendas é o que move uma empresa, portanto, cuidar bem da gestão de vendas vai trazer para a sua empresa resultados inesperados, e o gestor de vendas tem que estar constantemente preparada para enfrentar os mais diversos desafios.
Por isso, gerir bem um departamento de vendas se torna um dos grandes desafios da empresa. Talvez você se pergunte – mas isso não é óbvio?
Por mais óbvio que pareça, gerir um departamento de vendas não é tão simples assim. No entanto, fazendo um bom planejamento facilitará o trabalho para que a gestão de vendas obtenha grandes resultados.
Uma forma de fazer isso é regionalizar a equipe. Aumentando a capacidade e potencial de vendas de cada região, de cada cliente, de cada produto ou linha de produto e de cada vendedor.
Falaremos sobre isso mais adiante. Continue lendo.