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A otimização do tempo destinada a visitas em clientes, se torna a cada dia um desafio constante na vida de vendedores e gestores de vendas nas empresas.

O fato é que parece que o dia está ficando cada vez mais curto ao passar do tempo. E os gerentes de empresas de todos os portes precisam se adequar a essa nova realidade e criar mecanismos que otimizam e maximizam a sua jornada de trabalho.

Se você quer saber sobre como gerir melhor e construir uma equipe de sucesso, continue lendo.

  1. Desafios da gestão de vendas por região nas empresas
  2. Porque criar uma gestão de vendas por região
  3. Vantagens de fazer a gestão de vendas regionalizada
  4. Conclusão
Desafios da gestão de vendas por região nas empresas

Desafios da gestão de vendas por região nas empresas

Desafios da gestão de vendas por região nas empresas

É comum ver empreendedores de empresas de todos os portes quererem aumentar as suas vendas a todo custo.

A verdade é que a lacuna entre o custo real do produto ou serviço e o seu preço de vendas estão cada vez mais próximos.

E quando é analisado as vendas totais x custo total da empresa, bate aquele frio na barriga. Isso quando é analisado!

A primeira ação, e que parece ser a mais fácil, é solicitar ao gestor de vendas que crie um “plano de aumento nas vendas, ou seja, ele terá que a todo custo aumentar as vendas da empresa, muitas vezes não sabendo que poderá aumentar ainda mais as suas despesas, pois para vender mais é obrigatoriamente necessário gastar mais”.

O departamento de vendas é o que move uma empresa, portanto, cuidar bem da gestão de vendas vai trazer para a sua empresa resultados inesperados, e o gestor de vendas tem que estar constantemente preparada para enfrentar os mais diversos desafios.

Por isso, gerir bem um departamento de vendas se torna um dos grandes desafios da empresa. Talvez você se pergunte – mas isso não é óbvio?

Por mais óbvio que pareça, gerir um departamento de vendas não é tão simples assim. No entanto, fazendo um bom planejamento facilitará o trabalho para que a gestão de vendas obtenha grandes resultados.

Uma forma de fazer isso é regionalizar a equipe. Aumentando a capacidade e potencial de vendas de cada região, de cada cliente, de cada produto ou linha de produto e de cada vendedor.

Falaremos sobre isso mais adiante. Continue lendo.

Porque criar uma gestão de vendas por região

Porque criar uma gestão de vendas por região

Porque criar uma gestão de vendas por região

Como já falamos, um dos grandes desafios do empreendedor ou gestor de vendas, é saber como gerir uma equipe de vendas de forma que ela possa obter o melhores resultados para a empresa.

Fazendo o processo de regionalização do departamento de vendas, é possível potencializar e fortalecer a marca, os clientes e vendedores.

Desenvolver uma gestão de vendas, que seja eficiente, estruturada e organizada, é indispensável o uso de uma ferramenta como um software de CRM, que será de grande utilidade para o gestor de vendas, que poderá facilmente desenvolver uma estratégia de vendas regionalizada.

Com a gestão de vendas por região, você será capaz de entender como medir:

  • As vendas dos clientes de uma determinada cidade;
  • A frequência de vendas para os clientes;
  • As vendas por vendedor;
  • Desenvolver uma carteira de clientes por vendedor;

Enfim, são inúmeros a quantidade e possibilidades de análise para obter informações de vendas por região e poder alcançar resultados extraordinários.

Todas essas funcionalidades e muito mais, você pode encontrar no CRM de Vendas B15. Clique aqui para ver a ferramenta.

Vantagens de fazer a gestão de vendas regionalizada

Vantagens de fazer a gestão de vendas regionalizada

Vantagens de fazer a gestão de vendas regionalizada

Existem inúmeras vantagens como já falamos neste texto de se regionalizar o departamento de vendas. Mas vamos explorar as 4 mais importantes.

Setorizar a região

Você pode setorizar o departamento por estado, cidade, por bairro, por cliente, por vendedor, ou seja, as possibilidades são grandes.

Tudo vai depender do tamanho e quantidade de produtos e clientes que a sua empresa têm. Mas uma dica importante é: quanto mais conhecer o mercado, mais fácil vai ser construir a estratégia de regionalização e dedicar esforços naquilo que dá certo.

Conhecer cada região

Regionalizando o departamento de vendas, será possível obter informações valiosas vindo dos clientes, pois os vendedores terão condição entender as necessidades e desejos também.

Utilizando a ferramenta de CRM de Vendas B15, possível criar um folow up de conversar para poder analisar e criar ações junto aos clientes e vendedores.

Definir a estratégia comercial por região

Com a estruturação do departamento de vendas por região, será mais fácil criar as estratégias comerciais, que poderão ser desde açõe por clientes em regiões específicas, até ações mais globalizadas.

Cada região tem a suas necessidades, por exemplo: a região do Rio de Grande do Sul provavelmente terá uma necessidade diferente da região da Bahia. Isso acontece principalmente devido às culturas das duas regiões serem bem diferentes.

E a estratégia poderá ser definida por cidades, bairros e também por clientes. Tudo vai depender de como é o comportamento de cada mercado.

Definir metas por região

Toda empresa depois definido os objetivos, ou seja, aonde quer chegar, definirá também as suas metas. Que poderão ser por cliente, vendedores e etc. Já falamos aqui sobre as possibilidades de regionalização, dispensando citar todas novamente, tudo bem?

Mas falando sobre o quão as metas são importantes para uma empresa. Utilizando a ferramenta de CRM B15, é facilmente possível ver as metas diárias e mensais, que servirão de guia para que os vendedores alcancem os seus objetivos.

Conclusão

Regionalizar um departamento de vendas vai trazer uma quantidade muito grande oportunidades para a sua empresa.

Desde aumento de vendas, saber melhor sobre as necessidades dos seus clientes e facilidade de medição das vendas dos vendedores.

Entendo quais são os número da sua empresa, aquela lacuna que comentamos no início do texto, tende a aumentar. E aumentando, a sua lucratividade também aumentará.

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